[Guest Post] As bacias hidrográficas são áreas de captação natural da água de precipitação da chuva que converge os escoamentos para um único ponto de saída e exercem importante papel social e econômico. O texto de hoje, é uma notícia do Portal Saneamento Básico e nos mostra que o governo federal está em busca de investimentos para revitalização de bacias do Tocantins e Araguaia.
Fique conosco e saiba mais!
Governo quer atrair investimentos para recuperar bacias do Tocantins e Araguaia
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse, nesta quarta, 4, que o governo federal estuda lançar, até o fim deste ano, um programa de revitalização de bacias hidrográficas.
Com a recente entrada em vigor do novo Marco Legal do Saneamento Básico, o Poder Executivo espera atrair investimentos privados para projetos de preservação, conservação e recuperação ambiental das bacias.
“Estamos envolvidos no projeto chamado Revitalização de Bacias”, declarou Marinho ao participar de reunião pública remota realizada pela comissão temporária que o Senado criou para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios que atingiram o Pantanal nos últimos meses. Segundo o ministro, o projeto foi discutido durante uma reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ontem (3).
No fim de outubro, o ministério enviou um questionário para diversas empresas e associações, de diferentes setores. O objetivo era avaliar o interesse das organizações. A consulta incluiu temas como recuperação, reflorestamento e preservação de nascentes e de áreas de proteção permanente; de áreas de recarga de aquíferos; de áreas degradadas; manejo sustentável de solo, com prevenção de erosão e projetos de geração de emprego e renda por meio do uso sustentável de recursos naturais. O esboço do projeto também já foi discutido com representantes diplomáticos de vários países. Segundo a pasta, a iniciativa faz parte de um processo que “busca novas formas de cooperação para viabilizar os projetos de revitalização”. Segundo a assessoria da pasta, o foco inicial são as regiões banhadas pelos rios Tocantins, Araguaia, São Francisco e Taquari.
“Nossa ideia é atrair a iniciativa privada”, reforçou Marinho. “Hoje, não temos remanescente em termos de recursos [orçamentários] para fazer este investimento. Coincidentemente, ontem, tivemos uma reunião com a ministra Teresa [Cristina] e com o ministro [Ricardo] Sales para, de forma transversal e integrada, tratarmos de como colocar de pé o programa que permita iniciarmos um processo de revitalização de bacias, de preferência até o fim deste ano”, acrescentou o ministro.
“Revitalizar bacias não é apenas plantar árvores, mas também preservar e proteger as nascentes; desassorear os rios, preservar suas encostas e integrar as populações. Temos uma série de trabalhos preventivos já em curso; projetos que dizem respeito à sustentabilidade, à integração das populações ribeirinhas, para que as pessoas que vivem no perímetro dos rios possam conviver de forma sustentável com os rios e seus afluentes”, concluiu o ministro.
Fonte: Folha do Bico
Vemos o quanto é necessário preservar e cuidar de nossas fontes de água, tanto para questões econômicas, quanto para a preservação da vida. O que você acha desse projeto? Comente em nossas redes sociais e em caso de dúvidas, fale com um especialista, nós temos a solução perfeita para você!