No artigo de hoje falaremos sobre arrecadação financeira nas companhias de saneamento e como o Netuno 5.0 faz a gestão desse processo de forma automatizada e transparente.
Iremos falar sobre:
- Como funciona arrecadação financeira no saneamento básico?
- Recebendo e processando valores
- A tecnologia do Netuno 5.0 e a arrecadação financeira
Toda e qualquer empresa precisa de recursos para quitar suas contas e obrigações legais, o que não é diferente no saneamento básico. As empresas do setor precisam angariar recursos para pagar sua operação, funcionários, impostos e reinvestir no próprio negócio.
O Brasil possui mais de 69 milhões de lares que deveriam ser atendidos pelo saneamento básico. Por sua vez, as companhias responsáveis por esses serviços precisam de recursos financeiros para financiar e manter as obras de saneamento.
Infelizmente, em muitos lugares não é possível equalizar esses recursos. Os fatores podem ser falta de planejamento financeiro, operacional ou até mesmo estratégico. Sendo influenciado também pela vontade política, falhas de regulação e intervenções judiciais.
Considerando esse complexo cenário, que tal entender como ocorre a arrecadação financeira nessas companhias?
A arrecadação financeira no saneamento básico
As companhias de saneamento trilham um longo caminho antes de arrecadar os valores que pagam seus serviços. Iniciando com a definição das tarifas e suas respectivas variações.
Quando uma companhia pública ou privada assume a operação dos serviços de saneamento, ela aceita condições financeiras. Pelo menos em tese, o cálculo da tarifa objetiva pagar o serviço a ser entregue, preservar a estrutura da companhia de saneamento e gerar lucro para reinvestimento nos serviços.
Os serviços de água e esgoto, por exemplo, possuem uma verificação mensal para ver quanto cada usuário consumiu. Esse processo de leitura dos hidrômetros, em conjunto com outros serviços que a companhia pode ter prestado, é chamado de faturamento.
O faturamento mensal pode ser compreendido, portanto, como a contabilização dos valores a receber de uma companhia de saneamento. As taxas e regras aplicadas foram aquelas estabelecidas em contrato e seus aditivos mediante uma agência reguladora.
Para que o faturamento ocorra sem problemas, é necessário algumas ações intercaladas entre o gestor e a tecnologia da informação que o mesmo utiliza. Essas ações podem ser resumidas em:
- Definir multas e juros com base em contas anteriores;
- Definir tipo de economia: comercial, residencial, industrial ou pública;
- Definir se o usuário é elegível a tarifa social;
- Calcular o valor da conta em si;
- Lidar com críticas de consumo.
Em um mundo informatizado, é claro que as soluções tecnológicas fazem a maior parte dessas tarefas. Isso permite ao gestor lidar apenas com demandas analíticas e de configuração do produto. Algumas dessas configurações são mensais e outras, definidas já na implantação do sistema.
Cada um desses passos precisam de softwares especializados para receber, processar, transmitir e demonstrar esses dados.
Recebendo e processando valores
A arrecadação financeira é a parte do processo onde efetivamente os valores faturados são pagos à empresa.
Isso é feito por meio de instituições financeiras com as quais a companhia de água e esgoto possui convênio e depende de um sistema de informação controlando as entradas de valores sinalizadas.
Quando uma conta é gerada, a numeração contida em seu código de barras contém as informações do cliente, da companhia de saneamento e de valores a serem pagos. Isso permite ao banco reservar os repasses financeiros e criar um arquivo que contemple a identificação de cada pagamento.
Todos os dias, independente da quantidade de contas pagas, o banco emite esse arquivo e disponibiliza para a companhia.
A cada arquivo bancário recebido, inicia-se um trabalho de análise de arrecadação. Nesse momento, todos os registros fornecidos pelo banco devem passar por uma série de validações que se encerram com a confirmação de recebimento.
A tecnologia do Netuno 5.0 e a arrecadação financeira
Em todos os passos da arrecadação, o Netuno 5.0 permite uma análise inteligente com base em critérios pré estabelecidos. Tarefas como encontrar valores divergentes de pagamento, rejeitar lotes bancários fora da sequência, detectar pagamentos em duplicidade, entre outras verificações.
Todas essas atividades podem ser parametrizadas pela companhia visando a automação do processo. É possível ainda que o analista de arrecadação interfira nos processos para as devidas correções, apesar do Netuno 5.0 possuir regras de arrecadação já consolidadas a fim de evitar erros.
O Netuno 5.0 é completamente integrado ao serviço de leitura e impressão simultânea (LIS). Isso significa que os valores coletados lá na leitura do hidrômetro são repassados para o sistema via 4G ou Wifi. Automaticamente, o sistema registra uma conta em aberto e possibilita, posteriormente, ao processar a arrecadação, registrar a quitação do débito.
Os benefícios de usar esse tipo de solução não é apenas operacional, pois os relatórios de sistema dão subsídios para ações gerenciais.
Essas informações podem ser usadas para correção dos processos de LIS, faturamento e arrecadação ou para criação de uma campanha de descontos de juros e multas em faturas, por exemplo.
Uma outra facilidade é a forma que o sistema trata grandes clientes públicos ou particulares da companhia. É possível agrupar, por exemplo, todas as ligações de água que uma prefeitura é responsável permitindo o envio de faturas por e-mail, WhatsApp ou apenas gerar um arquivo PDF.
As rotinas do Netuno 5.0 foram pensadas para diminuir o impacto nos processos e dar agilidade na resposta ao cliente.
A solução reúne práticas consolidadas na gestão comercial do saneamento e tecnologia de ponta no processamento de dados. O que entrega um processo de arrecadação qualificado, ágil e rastreável à companhia de saneamento.
Arrecadação e faturamento são só duas das centenas de rotinas do nosso sistema, quer saber o que mais podemos fazer pela sua companhia? Agende uma demonstração, é rápida e sem custos!