Você sabe como funciona a cobrança em companhias de água e esgoto? Nosso texto hoje é sobre como ela acontece e o ganho gerencial em adotar o Netuno 5.0 para gerenciar seus procedimentos.
Em nosso último artigo aqui no blog, falamos sobre como as empresas de saneamento geram as faturas para cobrar seus clientes. Um processo que termina quando o último cliente recebe sua conta de água.
Logo na finalização desse processo temos o processo de cobrança, que abrange desde o forma que o cliente recebe a fatura até o momento em que ela é efetivamente recebida pela concessionária.
Gerando e entregando as faturas
Como vimos no faturamento, é comum o uso da Leitura e Impressão Simultânea (LIS), para entrega das contas de água e esgoto.
Mesmo assim, há clientes que não receberam sua conta imediatamente pois havia a necessidade de análise do consumo faturado. Por isso, a concessionária deve definir o faturamento e enviar a conta posteriormente.
No Netuno 5.0 é possível que os clientes recebam suas faturas via e-mail, WhatsApp e SMS. O que vale tanto para cada faturamento mensal, quanto para solicitações avulsas.
E se tratando de solicitações avulsas é importante notar que a solução trabalha de forma integrada. Isso possibilita o uso da agência virtual, chatbots e até mesmo o pagamento de faturas com o cartão de crédito. Além disso, é possível gerir os clientes que optam pelo débito automático por meio da aplicação.
É importante notar que facilitar e automatizar procedimentos de cobrança pode significar uma grande diferença na arrecadação financeira. O que torna crucial ter todas as ferramentas acessíveis para o cliente acessar sua conta e efetuar seu pagamento.
E por fim a companhia precisa lidar de forma específica com os grandes consumidores, que normalmente centralizam o pagamento de suas filiais em uma única fatura. Podendo optar por qualquer um dos meios que citamos para receber ou pagar suas faturas. Onde o Netuno 5.0 está pronto para lidar com essas situações de modo automático ou dando permitindo esse controle aos atendentes.
Hora de cobrar as faturas!
De modo geral, as companhias de saneamento se utilizam de um artifício para lembrar aos consumidores de suas dívidas, o aviso de cobrança. Ele consiste em uma mensagem impressa na fatura, indicando débitos anteriores.
Mas apesar de todas essas tentativas de receber por seus serviços, qualquer companhia de saneamento tem um rol de clientes inadimplentes. E quando o tempo de dívida excede um tempo preestabelecido é necessário recorrer aos órgãos de proteção ao crédito.
Por esse motivo, um dos esforços na versão 5.0 do Netuno é abarcar a facilitação de enviar devedores ao SPC, SERASA e Dívida Ativa da União. Tudo para melhorar como o processo de cobrança funciona como um todo.
Gerenciando o processo de cobrança
Para que tudo ocorra da maneira correta as companhias instituem um gerente de arrecadação ou algum cargo afim para administrar o processo de cobrança.
Esse gestor precisa de dados em tempo real para exercer suas atividades com qualidade, o que é possível no Netuno 5.0 e seu módulo específico de cobrança.
É possível emitir relatórios para analisar a situação das ligações, avisos de débito e recebimentos efetivados, entre outros . Dessa forma se iniciam ações como campanhas de marketing incentivando o pagamento de débitos, por exemplo. Ou mesmo uma simples análise para saber os motivos do aumento de impressão de segunda via.
O Netuno é uma solução consolidada e possui um registro dos fluxos de dados desde a última entrega de fatura até o histórico de pagamento. Perfeito para auditorias e validação dos processos comerciais da organização.
E na sua empresa, há um acompanhamento sistêmico claro do que acontece no setor comercial? Em qual procedimento o Netuno pode te ajudar? Fale com nossos especialistas, temos a solução perfeita para você!