Nosso texto de hoje fala sobre software de automação e seu auxílio em empresas de saneamento. Sabia que muitas atividades podem ser automatizadas em uma empresa de saneamento? Confira!

Esse artigo fala sobre:

  • O cenário para software de automação no saneamento
    • Definições
  • Como um software de automação auxilia uma empresa de saneamento básico?
    • Sistemas supervisórios
  • Porque um software de automação é necessário?

Quando tratamos de software de automação no saneamento visamos a melhoria de processos operacionais, prestação de serviços, atendimento, entre outros. Muitas são as áreas de atuação de um software de automação.

Devido a complexidade crescente dos serviços é necessário substituir as tarefas repetitivas e mecânicas.

O ideal é que esses sistemas de automação interajam com a realidade da empresa de saneamento. Pensando nisso, cada vez mais surgem aplicativos e softwares na tarefa de descomplicar a operação, gestão, fiscalização e administração dos serviços.

O cenário para software de automação no saneamento

Para compreender melhor os desafios das empresas de desenvolvimento de software no setor de saneamento, temos que fazer uma análise de demanda.

Para tal análise é preciso saber a necessidade do consumidor e a disponibilidade de recursos e serviços.

Segundo Eduardo Grachten, Diretor da Alfacomp Automação Industrial, vivemos momentos críticos.

No texto de sua autoria ele descreve um momento anterior a 2015, onde o consumo foi estimulado mas não houve grandes investimentos em estrutura nas áreas de saneamento e energia no país.

Como consequência, temos um cenário de enchentes, crises hídricas, colapsos no setor energético, fora os problemas já conhecidos do saneamento.

Software de automação reproduzindo ETE

E nesse momento entra em cena uma imensa necessidade de fazer muito com a tecnologia com um investimento relativamente baixo. Pois falta dinheiro para investir e sobram áreas que demandam soluções.

Dessa forma, as empresas de tecnologia focam no desempenho operacional, econômico e financeiro das empresas de saneamento.

Definições

Para compreender melhor o que é um software de automação temos que partir do princípio de ciência da automação.

Esta ciência é compreendida como um conjunto de tecnologias, conhecimentos e equipamentos que viabilizam a operação de processos de forma autônoma sem interferência humana.

A ciência da automação combina controladores programáveis, leituras de digitais e analógicas por sensores, além de receber comandos de atuadores dos sistemas.

Comumente essas tecnologias são utilizadas em telemetria e monitoramento em tempo real de reservatórios e elevatórias (ETAs e ETEs) via rádio.

Como um software de automação auxilia o saneamento básico?

Para falar sobre o impacto desses softwares na automação dos serviços de saneamento nada mais justo que falar sobre quem atua diretamente na área.

Um exemplo é a Confirm8 uma startup na área de gerenciamento de cronograma para empresas. As soluções oferecidas são nas áreas de saneamento, energia, facilities, predial e automação, hospitalar e laboratorial e indústrias.

A Confirm8 oferece softwares para gerenciar cronogramas e automatizar execuções de serviços, vistorias e fiscalizações. Conta também, com análise e gestão de ativos físicos por TAG’s ou QR Code, para ser utilizado pela gerência.

Para os escalões mais altos da empresa são disponibilizados gerenciamento de KPI’s, monitoramento e gestão de documentos. Uma das tarefas que chamam atenção para esse setor da empresa é a redução de glosas contratuais.

Excesso de papéis nos serviços operacionais

Mas vamos lá, o que é glosa contratual?

Glosa contratual nada mais é que a retenção de valores pelo contratante devido a falhas na execução do serviço. No saneamento, isso significa bloquear os créditos da companhia para pagar valores devidos ao poder público, seja de forma transitória ou definitiva.

Em suma, quer dizer que o gerenciamento das informações pelo software ajuda a reduzir perdas financeiras da empresa de saneamento.

Segundo Otávio Yamanaka, CEO e co-fundador da Confirm8, há aumentos significativos de assertividade e produtividade das equipes de campo e dos colaboradores do backoffice. Esses últimos aumentaram seu rendimento em até 85% através do uso da solução.

O co-fundador também relata uma redução de custos de 10 mil reais ao mês em média, apenas com a substituição do uso do papel para emissão de ordens de serviço, laudos e relatórios técnicos. É citado também uma economia de 30 mil reais por mês em questões de glosas contratuais.

A solução está presente no Brasil e na Europa, com plataforma web e app mobile. Tem recebido investimentos e aceleração da Startup Brasil e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e da WOW aceleradora.

Sistemas supervisórios

Os sistemas supervisórios surgiram em meados de 1970, unidos à difusão da automação e computação. Na ocasião, foram amplamente utilizados pelas indústrias no controle de seus processos.

No setor de saneamento, uma das maiores necessidades é a gestão em tempo real para tomadas de decisão mais assertivas.

Unindo então, como diz o ditado português, a fome com a vontade de comer, os sistemas supervisórios passaram a ser utilizados no saneamento.

Software de sistema supervisório

Basicamente o sistema atende a necessidade, desenhando todo o processo que ocorre no setor.

Não estamos falando de apenas mapear os processos da organização, mas em ver o que está ocorrendo em tempo real.

Contudo, um sistema supervisório só tem como dialogar com o processo real e trazer essa informação graças aos controladores programáveis.

Um controlador lógico programável (CLP) recebe informação dos sensores que captam informações do equipamento, válvula ou medidor em questão. Posteriormente, essa informação é enviada para o software com uma interface amigável para o colaborador.

Por fim, um software de automação tem inúmeras aplicações para o saneamento, vamos elencar a seguir porque ele se faz necessário.

Porque um software de automação é necessário?

Conhecendo o cenário atual e a necessidade que verificamos em momentos anteriores no texto, podemos fazer uma lista de onde esses softwares podem atuar:

  • Garantindo abastecimento para população – Quando temos uma rede rastreável pela medição e monitoramento é possível prevenir falhas ou concertar mais rapidamente a rede.
  • Monitorando redes em tempo real – É possível alcançar um funcionamento mais adequado com medidores de vazão e dispositivos hidráulicos alinhados.
  • Armazenando dados – A coleta e monitoramento dos dados de qualidade da água permitem comparação e melhorias pontuais no sistema.
  • Preservando a água – Com operação, equipamentos, vazões e pressão controladas se criam alarmes para anomalias e ajudar na preservação da água.
  • Auxiliando em sistemas menores – Apesar das grandes companhias utilizarem o softwares de maneira macro, condomínios, prédios e comunidades menores podem necessitar dos serviços. Um exemplo é a macromedição de consumo de um prédio com a divisão do preço administradora condominial. Os softwares e sistemas de automação facilitam muito nessa ocasião.

Parte de sistema de automação

E para finalizar vale falar sobre obsolescência desses sistemas.

O ideal é que sistemas de automação para o saneamento sejam utilizados por no máximo 15 anos. Após esse período, o sistema fica a mercê de falhas que podem gerar custos e prejuízos.

O fato é que as pesquisas no saneamento não param e buscam melhorar e automatizar cada dia mais os processos. O que nos deixa a curiosidade de saber quais seus próximos capítulos.

Quer saber mais sobre software de automação? Fale com um dos nossos especialistas. Nós temos a solução perfeita para você!